Sobe para 20% cobertura vacinal contra pólio e sarampo em Salvador

FOTO: REPRODUÇÃO

Com uma mobilização envolvendo 124 pontos de vacina, 1.700 profissionais e 126 veículos, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador conseguiu garantir apenas neste sábado (18) um incremento de 13% na cobertura vacinal da campanha contra pólio e sarampo. 

Neste Dia D, foram aplicadas cerca de 25 mil doses dos imunobiológicos, ampliando de 7% para 20% o índice de imunizados na capital baiana. Além da proteção contra as duas doenças, a estratégia teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinação das crianças, como a aplicação da segunda dose contra a influenza, por exemplo.

A meta é imunizar 95% do grupo prioritário formado por 134 mil crianças em Salvador, com idade entre 1 e menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), seguindo determinação do Ministério da Saúde. A mobilização começou no último dia 06 segue até 31 de agosto.

“Iniciamos a campanha de vacinação coincidindo com a deflagração da greve dos servidores municipais, o que impactou nos nossos números nas duas primeiras semanas. Agora estamos com os profissionais de volta aos seus postos de trabalhos e todos empenhados para garantir o acesso do público alvo à vacina e assim mantermos nossas crianças protegidas. Hoje colocamos um ‘grande exército’ da saúde nas ruas para garantir essa proteção”, afirmou Luiz Galvao, secretário municipal de Saúde.

Esse ano foram confirmados mais de mil casos de sarampo no Brasil. Já em relação à paralisia infantil, não há registros da doença no país desde 1988. “No entanto, não podemos facilitar e abrir brecha para a entrada do vírus em nossa cidade. Por isso a importância da prevenção”, acrescentou Doiane Lemos, subcoordenadora de imunização do município.

Os dados consolidados do todo Dia D serão divulgados na segunda-feira (20), com expectativa de crescimento da cobertura vacinal parcialmente fechada até às 15h de hoje em 20%.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Deputados baianos intensificam luta pela assistência às pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas

10 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Bases do SAMU são vistoriadas em mais uma edição do “Manda SMS pra mim”

10 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Prefeitura de Cardeal da Silva quita dívida antiga de policlínica ao Estado

09 de Junho de 2021

Débito ultrapassava R$ 80 mil e impedia recebimento de novos recursos estaduais

NOTÍCIAS

Curso inédito de Autocura e Libertação elaborado por Olyvia Libório já está disponível para o público

01 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Salvador ampliará acessibilidade das pessoas surdas aos serviços da Prefeitura

31 de Maio de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Em meio à pandemia, Ivete Sangalo planeja festão de Réveillon 10 de Maio de 2021

Latino presta depoimento após acusações de intolerância religiosa 07 de Maio de 2021