Bebês comemoram um ano com festa surpresa no Hospital Municipal

FOTO: DIVULGAÇÃO/SECOM

A recuperação de Lorena Cardoso e de Nathan dos Santos, ambos com 11 meses de idade, foi o melhor presente que o Hospital Municipal de Salvador poderia ganhar, às vésperas de completar um ano de inauguração. As crianças, que também completam aniversário no início de abril, chegaram ao hospital com um quadro de infecção múltipla, edema e feridas por todo o corpo. As mães chegaram a ter medo de perder os pequenos, por causa da situação em que estavam.

O temor acabou por completo para Elizu de Jesus, de 39 anos, nesta quinta-feira (28), com a notícia da alta de Lorena. A alta de Nathan também está prestes a sair, para a felicidade da mãe Janire de Matos, de 24 anos, e do pai Nedson Ribeiro, de 22. Para celebrar a recuperação e o aniversário triplo – das duas crianças e da unidade hospitalar – os profissionais de saúde organizaram uma festa surpresa com o tema Liga da Justiça.

Vestidos de Superman e Mulher Maravilha, os heróis olhavam curiosos toda a gente que se uniu para comemorar a nova idade de ambos. “Agora Lorena tem duas datas de nascimento: o dia 10 de janeiro, dia em que ela entrou aqui, e 1º de abril”, disse Elizu, emocionada. Ela, cozinheira por profissão e moradora da cidade de Porto Seguro, agradeceu pelo atendimento. “Foi ótimo. Todo mundo aqui trabalha com amor e carinho. A equipe médica, os profissionais de limpeza, o porteiro, os enfermeiros. O atendimento é diferente, nem mesmo os hospitais particulares da minha cidade têm um atendimento desse”.

Ter ajudado a salvar duas vidas recém-iniciadas foi uma dádiva para o coordenador de Pediatria do hospital, José Antônio Faria. “Lorena é uma paciente especial para nós. Chegou com uma situação extremamente grave à nossa UTI, com uma infecção de pele muito séria, bastante edema. Chegou a apresentar infecção no osso e pneumonia. Ficou na UTI por um mês e 15 dias e respirou com o auxílio de ventilação mecânica. Poder devolver, hoje, essa criança saudável e alegre para a mãe, nos faz muito felizes”, disse.

Atendimentos – Inaugurado no dia 4 de abril do ano passado, o Hospital Municipal de Salvador, situado em Boca da Mata, já realizou 119.455 atendimentos até o último dia 24. O setor responsável pelo maior número de admissões é o de Urgência e Emergência (com 62.323 atendimentos), seguido pelo de internações (com 7.687) e pelo de cirurgia (com 3.065). Ao todo, já foram realizados 307.355 exames de laboratório na unidade, que atendeu a 11,4 mil pacientes vindos do interior.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Deputados baianos intensificam luta pela assistência às pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas

10 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Bases do SAMU são vistoriadas em mais uma edição do “Manda SMS pra mim”

10 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Prefeitura de Cardeal da Silva quita dívida antiga de policlínica ao Estado

09 de Junho de 2021

Débito ultrapassava R$ 80 mil e impedia recebimento de novos recursos estaduais

NOTÍCIAS

Curso inédito de Autocura e Libertação elaborado por Olyvia Libório já está disponível para o público

01 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Salvador ampliará acessibilidade das pessoas surdas aos serviços da Prefeitura

31 de Maio de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Em meio à pandemia, Ivete Sangalo planeja festão de Réveillon 10 de Maio de 2021

Latino presta depoimento após acusações de intolerância religiosa 07 de Maio de 2021