Cidade

Salvador promove ações alusivas ao Julho das Pretas para mulheres soteropolitanas

Por Redação em às | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove atividades e serviços voltados para as mulheres soteropolitanas em alusão ao Julho das Pretas. A intenção é reforçar a visibilidade para as necessidades de saúde das mulheres negras e intensificar as ações necessárias para a melhoria das condições de vida destas mulheres.

Nesta sexta-feira (19), o Distrito Sanitário Itapagipe promove das 9h às 12h, no Centro de Saúde Municipal (CSM) Álvaro Rubim de Pinho, no Bonfim, a oficina “Cozinha dos Afetos em diálogo com mulheres negras: tecendo alegrias e cuidados”, ministrada pela professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Maicelma Maia. O público-alvo são as usuárias dos serviços de saúde.

Na terça-feira (23), o Distrito Sanitário de Pau da Lima realiza atividade às 13h30, na Sala de Metodologias Ativas da Unijorge, na Avenida Paralela, com reflexões sobre a obra da escritora Lélia Gonzalez. As participantes deverão levar as próprias cangas e garrafinhas d’água.

Já no dia 25, das 8h às 12h, acontece o Seminário Julho das Pretas 2024, sobre os Impactos do Racismo na Saúde da Mulher Negra, na Escola Bahiana de Saúde Pública, em Nazaré. A ação é voltada para trabalhadores e profissionais da SMS.

No dia 26, pela manhã, a equipe de Saúde Coletiva da População Negra do Distrito Sanitário Rio Vermelho, com apoio de profissionais da unidade de saúde Menino Joel, realizam Oficina sobre Saúde da População Negra, na Escola Bernardino Moreira, no Nordeste de Amaralina. No sábado (27), será promovido o Dia D do Julho das Pretas, quando diversas unidades irão abrir para acolher e ofertar serviços em saúde para as participantes.

Ao longo deste mês, diversas atividades e ações seguem ocorrendo em unidades de saúde nos 12 Distritos Sanitários da capital baiana, a exemplo de salas de espera, rodas de conversas, acolhimentos direcionados, escutas sensíveis, orientações e encaminhamentos para os serviços de saúde da rede municipal voltado para as mulheres.

Julho das Pretas - No dia 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, além do Dia Municipal da Mulher Negra, este último a partir da Lei 7.440/2008. A data celebra Tereza de Benguela, liderança quilombola que lutou contra a escravização de pessoas negras no nosso país. O mês de julho se configura num momento de reflexão e celebração das lutas e conquistas das mulheres negras no combate ao racismo e na ampliação de direitos.

Relacionadas