Cultura

Subúrbio recebe segunda edição do Boca de Brasa Apresenta nesta sexta (19)

Por Redação em às | Foto: Divulgação

O Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Coutos, vai receber a segunda edição do Boca de Brasa Apresenta nesta sexta-feira (19), às 19h. Na ocasião, o público poderá conferir apresentações de dança, música e teatro, com tradução em Libras. A entrada é gratuita.

Os artistas que vão entrar em cena participam do Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024. Uma das atrações é o multiartista Dicerqueira, cuja iniciativa foi uma das 15 escolhidas para serem lapidadas e aceleradas pelo projeto.

"Com o Boca de Brasa, eu tive a possibilidade de enxergar profissionalmente o meu trabalho com a música, para além do fazer artístico. Existem muitos processos que envolvem o trabalho com a música, desde a parte da produção, criação, organização e financeiro. A parte da aceleração foi, digamos, a responsável por ter aberto e expandido os horizontes para esse sentido, de aprender e profissionalizar o meu trabalho", comenta o multiartista.

Além de Dicerqueira, também estarão presentes o Balé Jovem de Salvador, com a coreografia “AGNI”, de Clara Boa Sorte; a atriz de comédia Déa Rodrigues, com a peça “Tá Livre Aê?”; além do Teatro na Comunidade, com a encenação “Resistência AfroIndígena”.

Sustentabilidade – De acordo com o diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Matos (FGM), Chicco Assis, além de ações formativas, imersões e mentorias, as 15 iniciativas aceleradas pelo Boca de Brasa recebem uma bolsa estímulo no valor de R$10 mil e de um capital semente de R$20 mil para execução do plano de ação desenvolvido durante a Aceleração.

“Com isso, essas iniciativas aceleradas, além de identificar suas características, seus modos de atuação, fragilidades e potencialidades, elaboram colaborativamente caminhos para oportunidades, parcerias e estratégias de sustentabilidade”, comenta o diretor.

Propostas – A Associação Conexões Criativas assina a realização do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024. “No projeto, os artistas são levados a refletir sobre os percursos, desafios e potencialidades de cada um, para projetar estratégias de fortalecimento e possíveis caminhos estéticos para as criações”, destaca o integrante da Conexões Criativas, Jorge Alencar.

Para identificar e selecionar as 15 iniciativas foi lançado um chamamento público, que buscou garantir uma diversidade de linguagens artísticas e propostas com diferentes naturezas. A comissão de seleção foi formada por integrantes da Conexões Criativas e da Fundação Gregório de Matos (FGM).

Ao todo, foram inscritas 143 iniciativas. O processo de aceleração está em curso desde maio deste ano e seguirá até dezembro de 2024. Ao final, cada iniciativa irá compartilhar publicamente uma obra ou realizar alguma ação ligada aos campos da música, dança, teatro ou artes visuais.

Reportagem: Nilson Marinho l/Secom PMS

 

Relacionadas