Consórcio do Litoral e Agreste da Bahia se reúne em assembleia para reconhecer novos municípios

 
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (08), no município baiano de Cardeal da Silva, uma Assembleia Geral para reconhecimento dos novos municípios que passarão a integrar o Consórcio do Litoral Norte e Agreste Baiano - CDS Litoral e Agreste Baiano composto por nove cidades. Ao todo, prefeitos de doze municípios estiveram presentes no encontro: Aramari, Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Araçás, Oriçangas, Acajutiba, Itanagra, Crisópoles, Conde, Catu e Aporá.
 
“Debates como o ocorrido hoje são de extrema importância para nossos municípios porque estamos localizados numa região de características transitórias, que vai desde o litoral até o agreste baiano, correspondendo a aproximadamente 2,4% do tamanho do Estado. Possuímos uma extensão de cerca de 13.700 km², composto por administrativamente por mais de 20 cidades e uma população superior a 600 mil habitantes. Precisamos criar mecanismos que resultem em melhorias de serviços essenciais para população, bem como de infraestrutura”, afirmou o prefeito de Cardeal e anfitrião da Assembleia, Branco Sales.
 
A delimitação das novas divisas municipais é um trabalho realizado em conjunto pela Superintendência de Estudo Econômicos e Sociais da Bahia, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Comissão de Divisão Territorial e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia. Em 1953 foi a última vez que os limites dos municípios baianos foram redefinidos por uma lei geral, quando o Estado tinha apenas 150 municípios. A legislação à época previa revisões territoriais a cada cinco anos, mas nenhuma havia sido realizada até a aprovação da Lei nº 12.057/2011, que estabeleceu o atual processo de atualização sistemática das divisas intermunicipais, reclamada pelos próprios municípios, órgãos do Estado e o IBGE. Hoje a Bahia conta com 417 cidades.

Outras notícias

MUNDO

Miami dará vacina da Covid em aeroporto, e Nova York planeja oferecê-la em pontos turísticos

07 de Maio de 2021

POLÍTICA

Cris Correia propõe mudança em lei em prol de mulheres, crianças e idosos

07 de Maio de 2021

Vereadora quer ampliar notificação para fortalecer a proteção

CIDADE

Habilitados para tomar 2ª dose da vacina Oxford no domingo poderão se imunizar um dia antes

07 de Maio de 2021

FAMOSOS

Latino presta depoimento após acusações de intolerância religiosa

07 de Maio de 2021

POLÍCIA

Polícia apreende 100 kg de cocaína em Salvador

07 de Maio de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Latino presta depoimento após acusações de intolerância religiosa 07 de Maio de 2021

Fausto Silva acerta com a Band e assina contrato na semana que vem, diz colunista 30 de Abril de 2021