Bahia registra queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos

Divulgação/SESAB

 

A vacinação da população idosa na Bahia já dá resultados positivos. O estado registrou queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, quando comparado os meses de março e junho deste ano, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Até às 17h desta terça (29), 4,8 milhões de baianos já haviam tomado a primeira dose da vacina; outros 1,8 milhões a segunda. O número de pessoas que tomaram o imunizante da Janssen, de dose única, é de 65 mil.

"Os dados comprovam a eficácia da vacinação, mas isso só está sendo possível graças ao planejamento estadual na aquisição de insumos para a aplicação das vacinas e a logística de distribuição em até 24 horas para os 417 municípios. Os gestores municipais também estão de parabéns ao criarem estratégias para vacinar rapidamente”, analisa o secretário estadual da Saúde Fábio Vilas-Boas.

Queda

Apesar de os dados do SivepGripe, que é o sistema de internação do Ministério da Saúde, apontarem queda em todas as faixas etárias no período analisado, a Diretoria da Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep) diz que o momento ainda requer cuidado.

“A faixa etária de 30 a 49 anos atualmente representa mais de 40% das internações, que são os públicos não imunizados ou que iniciaram recentemente. Neste contexto, o distanciamento social, o uso de máscara e a higiene frequente das mãos se tornam ainda mais relevantes para esse grupo se prevenir da infecção e evitar complicações”, afirma a diretora da Divep, Márcia São Pedro.

A expectativa da gestão estadual é receber nesta quarta (30) 228 mil doses da AstraZeneca até às 13h. Já uma carga com 36 mil da Pfizer é esperado no Aeroporto Internacional, às 14h.

Outras notícias

CIDADE

Salvador vacina mais de 80% dos animais em Campanha Antirrábica

18 de Setembro de 2021

SAÚDE

Covid-19: Prefeitura inicia vacinação de adolescentes com 13 anos sem comorbidades em Salvador neste sábado (18)

18 de Setembro de 2021

NOTÍCIAS

Correios fazem leilão de 61 mil objetos

17 de Setembro de 2021

NOTÍCIAS

Caetité, Jacobina e Itagibá se destacam na produção mineral comercializada em agosto

17 de Setembro de 2021

NOTÍCIAS

Multicentro Carlos Gomes oferta exames para detecção de problemas auditivos

17 de Setembro de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Leifert abre primeiro domingo sem 'Domingão' sem homenagens, mas cita 'respeito' 20 de Junho de 2021

Em meio à pandemia, Ivete Sangalo planeja festão de Réveillon 10 de Maio de 2021