Cajazeiras XI ganha novo CER para atendimento a pacientes com deficiência física e intelectual
Por Redação em às | Foto: Divulgação
Com capacidade inicial para atender cerca de 400 pacientes por dia, o novo Centro Especializado em Reabilitação Nível II (CER II) no bairro de Cajazeiras XI foi entregue na manhã desta terça-feira (10) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A estrutura, situada na Rua Juscelino Kubitscheck, conta com serviço de atenção especializada ambulatorial, diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimentos para pessoas com deficiência física e intelectual.
A unidade funciona através do acolhimento via rede de referência e também por demanda espontânea. O local também atua na dispensação, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva - Órteses, Próteses, Meios Auxiliares de Locomoção e Materiais Especiais (OPME), sendo um ponto de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para os serviços, o espaço concentra uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatras, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. "Este é mais um equipamento humanizado e equipado com o melhor que se pode oferecer neste segmento, fortalecendo essa rede de assistência psicossocial da cidade", destacou o titular da SMS, Alexandre Reis.
Esta é a quinta unidade municipal do tipo em funcionamento na cidade. Os outros centros estão localizados em Coutos, Ondina (dois equipamentos) e Bairro da Paz.
Inicialmente, o CER Cajazeiras vai atender crianças e adolescentes com deficiência física e intelectual. Com o tempo, a estrutura deve passar a receber até 600 pessoas por dia, quando passar a atender o público adulto.
Para ser atendido, o paciente precisa possuir o cartão SUS de Salvador, exames, relatórios médicos, comprovante de residência e documento oficial com foto. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Parceria – O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Derval Freire, esteve no novo CER de Cajazeiras XI e falou sobre a importância do trabalho conjunto com o município no atendimento a pacientes com deficiência.
“É de grande importância atender a um bairro populoso como Cajazeiras. Um equipamento deste tipo dá nova vida ao bairro, às crianças e às famílias, estreitando cada vez mais este laço entre Apae, Prefeitura e as pessoas que precisam. É muito gratificante ter a possibilidade de ver seu trabalho dando resultados para quem realmente necessita".
Vinícius Aderne, gestor do CER Cajazeiras, pontuou o desafio em atender uma das regiões mais carentes da cidade. “Espero que consigamos trazer para a comunidade de Cajazeiras e entorno um serviço de extrema qualidade, como já realizamos em outras localidades, e que venha a beneficiar esta população".
Dignidade - Moradora de Cajazeiras, a guarda civil Suedlove Duarte vê no centro uma oportunidade de dar continuidade ao tratamento da filha, Marina, em um lugar mais perto de casa. "A expectativa era enorme. Todas as mães daqui estavam ansiosas. Só tenho a agradecer à gestão municipal por mais essa entrega, independente do bairro, mas que para essa comunidade é muito importante".
Mãe do pequeno Andrew Rafael, de 8 anos, Daiane Casaes celebrou o fato ter mais um local de apoio ao tratamento do TEA (Transtorno do Espectro Autista) com atendimento dedicado, equipe multidisciplinar especializada e equipamentos modernos.
"Ter essa assistência mais perto de casa é muito gratificante. Agora, a grande demanda por atendimento que temos no bairro será sanada, as pessoas já não precisarão se deslocar tanto para locais distantes em busca de atendimento, o que nos dará mais qualidade de vida", avaliou.